PONTO FORTE: Ao investir em ações, você está atrelando seus ganhos ao crescimento de empresas das quais você pode ser um cliente. Este ano, a estimativa é que o Ibovespa alcance os 80 000 pontos, o que signifi ca uma valorização de 25% a 30% no ano.
PONTO FRACO: Analistas prevêem um ano de muita volatilidade, com momentos de alta e outros de queda. Se você não pode dispor de um valor para ser investido pensando no longo prazo (mais de dois anos), a bolsa não é a sua melhor opção.
RENTABILIDADE EM 2007: O Ibovespa valorizou 43,68%.
PONTO FORTE: Para quem quer só guardar dinheiro no curto prazo, a renda fi xa garante a correção financeira.
PONTO FRACO: Com os juros em queda no país, essa opção de investimento se torna cada vez menos atrativa em termos de desempenho financeiro.
RENTABILIDADE EM 2007: 11,26%*.
PONTO FORTE: Sem contar com a atuação de um gestor (e com o compromisso de apenas replicar um determinado índice com uma carteira fi xa), esses fundos têm taxas de administração menores (mínima de 2%) do que os fundos de gestão ativa.
PONTO FRACO: Como têm carteiras fi xas, em períodos de crise sofrem mais com as quedas porque não têm a fi gura do gestor para buscar opções mais rentáveis.
RENTABILIDADE EM 2007: Ações Ibovespa Indexado: 50,05%*. Ações IBX Indexado: 51,75%*. Setoriais Energia: 127,73%*. Setoriais Telecomunicações: 17,96%*.
PONTO FORTE: Quanto melhores os gestores, melhor o desempenho desse tipo de fundo. A chance de atravessar sem prejuízo um período de crise é maior quando há a assessoria de um profissional.
PONTO FRACO: As taxas de administração costumam ser mais altas (chegam a 4,5%) o que não chega a ser um problema. Se o fundo tem bom desempenho, a taxa é apenas uma forma de remunerar o trabalho do gestor.
RENTABILIDADE EM 2007: Ações Ibovespa Ativo: 51,14%*. Ações IBX Ativo: 56,06%*.
PONTO FORTE: Com a mudança no cálculo da Taxa Referencial (TR) o principal componente no cálculo da rentabilidade da poupança e a queda nas taxas de juro, a velha caderneta voltou a ser vantajosa. O desempenho tem sido melhor do que, por exemplo, muitos fundos DI. A conta é simples: fundos DI com taxas de administração superior a 1,5% têm uma rentabilidade líquida (considerando o desconto de Imposto de Renda) inferior à da poupança, que é remunerada pela TR mais cerca de 6,1% ao ano e está isenta de IR.
PONTO FRACO: É uma boa opção de investimento para o curto prazo. Em prazos longos, a renda variável é mais vantajosa.
RENTABILIDADE EM 2007: 7,70%.
PONTO FORTE: Com investimento mínimo de 100 reais é possível comprar títulos do governo no site do Tesouro Direto (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto). A compra também pode ocorrer por meio de um banco.
PONTO FRACO: A cobrança de Imposto de Renda sobre os rendimentos dos títulos. O IOF incide sobre os investimentos de prazo inferior a 30 dias. Também é cobrada a taxa de custódia, pela CBLC, de 0,4% ao ano sobre o valor da compra do título. Se a compra for pelo banco, a taxa chega a 25 reais por operação.
RENTABILIDADE EM 2007: Variou de acordo com o título, podendo ser prefi xada (LTN), indexada à taxa Selic (LFT) ou indexada ao IGP-M (NTN-C). Na média, o desempenho em 2007 foi de 15,12%.
PONTO FORTE: A única vantagem de investir em dólar nos dias de hoje é se você tem planos de viagem internacional num curto prazo, ou se precisa proteger o patrimônio em moeda estrangeira para algum tipo de negócio.
PONTO FRACO: Com o dólar em queda em relação ao real, investir em qualquer produto indexado à moeda americana é sinônimo de prejuízo.
RENTABILIDADE EM 2007: - 17,15%.
*Dados consolidados até 18/12/2007
Fontes: Índice de Mercados Andima, Tesouro Nacional, Bovespa e Anbid
Copyright© 2007, Editora Abril S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved
[anuncie] [quem somos] [fale conosco]