Você S/A
 
+ busca avançada

Muito além do campo

Mais do que fronteira agrícola do Brasil, as cidades do Centro-Oeste também fazem bonito no turismo, nos serviços e na indústria

Por Theo Saad

Já vai longe o tempo em que o serviço público era a principal vocação de Brasília, a 6a colocada na lista da FGV-RJ e a melhor cidade do Centro-Oeste para fazer carreira. A instalação de um pólo de tecnologia da informação, o Parque Capital Digital, em fase de obtenção de licenças ambientais, já está movimentando o mercado local. "A idéia é fazer com que a cidade passe a produzir conhecimento", diz Antonio Fábio Ribeiro, secretário de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Distrito Federal. Sim, porque serviços ela já oferece, por meio das 1 800 empresas de tecnologia que empregam cerca de 40 000 pessoas. Ponto para analistas de sistemas, programadores, engenheiros eletrônicos e gestores com experiência em tecnologia da informação.

Outras cidades do Centro-Oeste, como Goiânia (16a), Cuiabá (32a) e Campo Grande (44a), também estão indo além de sua mais conhecida vocação: o agronegócio. Elas agora vêem o crescimento econômico brotar do setor de serviços, do turismo e da indústria. Muitas cidades da região oferecem incentivos fiscais para a instalação de unidades fabris. Dourados (84a), no Mato Grosso do Sul, oferece desconto de impostos que pode chegar a 100%, sem contar a isenção de ICMS oferecida pelo Estado, a doação do terreno e a construção da infra-estrutura. Com isso, a região tem atraído empresas de tecnologia, beneficiadoras de sementes, frigoríficos e usinas de álcool e de açúcar. Abre-se com isso campo para consultores em meio ambiente, pesquisadores rurais, engenheiros de produção, especialistas em comércio exterior e em gestão de negócios, entre outros.

O Centro-Oeste também assiste à consolidação de setores como o turismo de negócios. Segundo Tânia Brizolla, diretora de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, desde 2004 a região recebeu quase R$ 42 milhões para infra-estrutura e capacitação de pessoal. Dourados, Brasília e Cuiabá têm ou estão construindo centros de eventos. "Queremos que Cuiabá se destaque em eventos de negócios e funcione como porta de entrada para o turismo ecológico", diz João Vieira, secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

1. Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.
2. Detalhe do centro de Goiânia, Goiás.
3. Detalhe do Palácio do Planalto, em Brasília, Distrito Federal.
4. Colheita em Sapezal, Mato Grosso.
5. Piscina do Hotel Comfort Suites Flamboyant, em Goiânia, Goiás.


BOM PARA VIVER
1. Brasília tem mais de 50 salas de cinema, além de vários teatros e locais para shows. Música, aliás, é uma das paixões da capital federal, que sempre recebe artistas famosos.
2. Cuiabá experimentou uma rápida verticalização das moradias e tem condomínios residenciais de luxo, como o Alphaville.
3. O primeiro shopping center de Dourados está em fase final de construção. O mesmo grupo que construiu o shopping vai erguer também um hotel.

CAMPEÃS REGIONAIS
1a Brasília
2a Goiânia
3a Cuiabá
4a Campo Grande
5a Rondonópolis
6a Dourados