Tony Cenicola

O DESEJO POR STATUS É O MESMO QUE AMBIÇÃO?
Não. A ambição diz respeito às nossas próprias vontades: ter mais dinheiro, ser mais bonito ou construir uma carreira excepcional. Por exemplo, um executivo cuja função é reestruturar uma empresa faz seu trabalho guiado pelo desejo pessoal de colocar suas competências à prova, sem necessariamente se importar com o que as pessoas vão achar disso. A busca por status é uma coisa diferente, pois tem a ver com aquele tipo de ambição orientada pela opinião dos outros.
E POR QUE NOS IMPORTAMOS TANTO COM STATUS?
Por um motivo simples: gostamos de ser paparicados. A maioria das pessoas tende a ser mais ou menos agradável com as outras de acordo com o status que elas têm. Se ouvirem que você foi promovido, pode ter certeza, seus pares o saldarão com um pouco mais de energia no sorriso. Por outro lado, se você é demitido, muitos fingirão que nem o conhecem.
VOCE ACREDITA QUE A AMBIÇÃO É O QUE MOVE AS PESSOAS?
Tenho certeza. Nós vivemos na era da ambição. A ambição e o desejo de status hoje são muito maiores do que antes. Isso porque as possibilidades de realização -- sexual, profissional ou financeira -- nunca foram tão grandes. Como conseqüência, para nos sentirmos vitoriosos, temos de possuir mais coisas do que nossos pais ou avós possuíram. Ao mesmo tempo, vivemos cercados de exemplos de pessoas bem-sucedidas. Sendo esse o modelo, é natural que as pessoas queiram cada vez mais bens, mais dinheiro, mais poder.
NO LIVRO DESEJO DE STATUS VOCE ESCREVEU: "O PREÇO QUE ESTAMOS PAGANDO POR QUERER SER TÃO MELHORES DO QUE NOSSOS ANTEPASSADOS É VIVER SOB ETERNA ANSIEDADE". QUAL O EFEITO COLATERAL DISSO?
Essa ansiedade nos faz olhar a todo instante sobre nossos próprios ombros, para nos compararmos com o vizinho. Não nos perguntamos quanto nós queremos, mas, sim, quanto os outros têm. A sensação que isso gera é de uma miséria constante. Nós terminamos com o sentimento de que nos faltam muitas coisas. Ainda que estejamos muito melhores do que nossos antepassados.
A IDÉIA DE SUCESSO ESTA INTIMAMENTE ASSOCIADA AO GRAU DE AMBIÇÃO QUE UMA PESSOA TEM. QUAL A IMPORTANCIA DA AMBIÇÃO PARA TER SUCESSO?
Eu acredito que a questão mais importante é saber qual é a sua ambição. Afinal, o sucesso só terá sentido para você se estiver relacionado a algo que você deseja de verdade. Na minha opinião, a boa ambição é aquela que vem de uma vontade própria. O pior tipo é o ditado pelos seus amigos, parentes, professores ou até mesmo pelo governo.
ALGUNS GURUS DEFENDEM QUE PARA TER SUCESSO É PRECISO ANDAR COM OS RICOS E BEM-SUCEDIDOS. VOCE CONCORDA?
Discordo totalmente. Isso é coisa de charlatão. A idéia de sucesso está intimamente ligada ao meio onde vivemos. Se tem a seu redor pessoas que são mais bem-sucedidas do que você, vai se sentir um fracassado, um infeliz. Aliás, esse é o grande problema do mundo hoje. A humanidade nunca foi tão rica. Estamos cercados de modelos de beleza, de riqueza e de perfeccionismo. É impossível ler um jornal sem se deparar com uma dúzia de exemplos de sucesso para cada um desses atributos. No entanto, são poucas as pessoas que se consideram felizes e bem-sucedidas na vida.
ALGUNS ESTUDOS MOSTRAM QUE, PROPORCIONALMENTE, AS PESSOAS MAIS AMBICIOSAS VÊM DA CLASSE MÉDIA ALTA. NAS PESQUISAS QUE VOCE FEZ PARA ESCREVER DESEJO DE STATUS, ENCONTROU ALGO QUE CORROBORE ESSA IDÉIA?
Minha tese é que a ambição aumenta onde há maior oferta de oportunidades. Quando as pessoas sentem que elas podem subir no trabalho ou na vida, de forma geral, se tornam extremamente ambiciosas. Os norte-americanos são ambiciosos porque, em seu país, eles vêem que podem mudar seu padrão de vida. Já na Suécia as pessoas são mais conformadas porque existe uma classe média enorme e as possibilidades de ascensão social são pequenas. Numa empresa é a mesma coisa. As companhias que oferecem mais chances de crescimento na carreira e dinheiro são aquelas que têm os profissionais mais ambiciosos.
Copyright© 2007, Editora Abril S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved
[anuncie] [quem somos] [fale conosco]