Assine VOCÊ S/A - Seja seu melhor investimento

Você S/A / Desenvolva sua carreira / Edição 0139 / artigos - a caminho do milhão

Promessas de ano-novo

 05/01/2010

Crédito: ®1 Paulo Brabo / ®2 Baptistão
 - Crédito: ®1 Paulo Brabo / ®2 Baptistão

No começo de cada ano, as pessoas me perguntam quais iniciativas devem ser colocadas em prática para que, enfim, enriqueçam. Em essência, tenho dois tipos de orientações a fazer: sugestões para aqueles que não conseguem realizar tantos sonhos quanto gostariam, e outras para quem já vem investindo para realizar objetivos e passar em paz por imprevistos. Quem se sente abraçado pela rotina, há tempos sem realizar algum grande sonho e sem grandes ambições para 2010, não está precisando exatamente de férias ou de bônus no contracheque.

Que tal fazer de 2010 o ano dos grandes sonhos?

Para quem não se planeja, qualquer prêmio na loteria gera apenas efeitos momentâneos, trazendo uma grande ressaca quando acaba. Motivo: a conquista é fruto de desequilíbrio, e não de uma rotina de realizações que faz parte de sua vida. Minha proposta, se for esse o seu caso, é que você pare em algum momento, tire um fim de semana para se organizar e fazer planos, como faria se quisesse emagrecer e fosse se internar num spa. Despache os filhos para a casa de amigos. Abra as pastas para organizar as contas. Venda o que não usa para pagar as dívidas e comece a poupar conscientemente para um objetivo bastante claro a ser alcançado em até dois anos.

Faça disso uma promessa de ano-novo. Quem, por outro lado, já está seguindo um planejamento pessoal, com planos de previdência e carteiras de ações, merece meus parabéns. Mesmo assim, há ajustes a fazer do ponto de vista de suas finanças. Minha recomendação é que você se dedique, a partir de janeiro, a adotar uma rotina de aprendizado sobre seus investimentos.

Nunca vi nenhum planejamento que fosse bom o suficiente para não merecer melhorias. O aprendizado nos traz atalhos, e metas alcançadas antes do previsto são sempre bem-vindas, não é verdade? A educação financeira está em evidência. O Brasil está repleto de oportunidades. Que tal fazer de 2010 um ano em que você dará grandes passos nas carreiras de investidor e de sonhador profissional? Delas, você jamais será demitido, desde que se planeje para isso.

Gustavo Cerbasi é consultor financeiro pessoal, sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro e autor do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. www.maisdinheiro.com.br

  • Imprima
  • Compartilhe

Comente

Nome:

E-mail ou site:

Comentário:


5SaS5Q qfwnfozedpxo, [url=http://awjijtvovzdt.com/]awjijtvovzdt[/url], [link=http://kfjqrczdvyzx.com/]kfjqrczdvyzx[/link], http://ixmfiopslwou.com/ - 04/04/2011 07:40:36

claudia - . - 25/01/2010 13:28:25

Roberta Teixeira - Preciso de ajuda. Faz um bom tempo que n¿o consigo me organizar financeiramente. Help-me! - 14/01/2010 18:45:48



    
    
    
    $('#shuffle').cycle({

    fx:     'scrollRight',

    easing: 'easeOutBack',

    delay:  -4000

});

Ofertas


ASSINE VOCÊ S/A
VOCÊ S/A no Celular: Dicas exclusivas todos os dias RSS - Assine nosso feed de notícias Newsletter - Receba quinzenalmente de graça


Painel Executivo
VOCÊ na Rede

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player





Follow vocesa on Twitter