Você S/A / Desenvolva sua carreira / Edição 131 / Carreira
11/05/2009

Â
Conteúdo relacionado
Escolher as palavras certas e falar com clareza. Aprender a escutar e entender o que as outras pessoas dizem. Estar atento aos gestos, aos movimentos e à s expressões que muitas vezes revelam mais sobre alguém do que as palavras. Essas atitudes formam a receita básica de uma comunicação eficiente, algo fundamental para quem pretende ter um bom desempenho no trabalho. "Quem tem mais domÃnio sobre todos estes aspectos consegue se comunicar melhor", diz a fonoaudióloga Leny Kyrillos, professora doutora da PontifÃcia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que atende executivos, jornalistas e atores. Como você pode acertar no discurso e dar seu recado no trabalho? Para começar, siga as regras básicas. Depois, veja o que funciona melhor para você e o seu interlocutor. "A comunicação depende do contexto e das caracterÃsticas do orador e do público", diz o professor Reinaldo Polito, autor do livro Como Falar Corretamente e Sem Inibições (Editora Saraiva), um dos maiores especialistas do Brasil em comunicação.
Vá direto ao assunto
Para vender uma ideia ao chefe não é preciso contar todo o processo que o levou a formular a proposta. Concentre-se em dizer qual benefÃcio sua sugestão produzirá. “Vá direto à s conclusões e seja conciso. Saber priorizar informações é fundamental para ter relevância”, diz Normann Pedro Kestenbaum, autor do livro Obrigado pela Informação que Você Não Me Deu! (Editora Campus/Elsevier) e sócio da consultoria Baumon, de São Paulo, especializada em comunicação
Seja mais claro, por favor
Para fazer com que o ouvinte entenda exatamente o que você diz, fale a lÃngua dele. Adapte e traduza seu discurso à faixa etária, formação, interesses e expectativas do ouvinte. Assegure-se de que ele gravou o recado. “Não adianta ter um discurso brilhante se ele não será lembrado depois de uma hora”, diz o consultor Normann Kestenbaum. Desconfie de termos difÃceis, gÃrias, expressões vulgares, tecnicismos e jargões. Eles podem sabotar a mensagem. “Os lÃderes devem limpar ao máximo os ruÃdos da comunicação”, diz Leny Kyrillos, fonoaudióloga da PUC-SP.
Ofertas
![]() |
VOCÊ S/A | Fevereiro
Edição do mês
Edições anteriores
CANAIS
Escolha sua Profissão
Desenvolva sua Carreira
Organize suas Finanças
SERVIÇOS
Tira dúvidas
Calculadoras e simuladores
Testes
Dicionário financeiro
Diconário corporativês
Malhe seu Chefe
SEÇÕES
NotÃcias
VÃdeos
Podcasts
Promoções
REVISTAS
VOCÊ S/A
VOCÊ RH
Exame
Info
Info Corporate
![]() |