Você S/A / Desenvolva sua carreira / Edição 133 / Mercado
08/07/2009
O que você prioriza na carreira hoje? Remuneração, visibilidade, desafio ou qualidade de vida? A resposta para essas perguntas começa, muitas vezes, pela cidade em que você decide morar. Hoje, trabalhar em um grande centro ainda pode trazer mais projeção profissional ou um salário melhor, mas sem dúvida esses benefÃcios vêm em detrimento da qualidade de vida. Para escolher o que faz mais sentido para você, é fundamental conhecer as oportunidades e as limitações que cada região oferece. Para ajudá-lo nessa análise, VOCÊ S/A apresenta a oitava edição da pesquisa exclusiva As 100 Melhores Cidades para Fazer Carreira, coordenada pelo professor Moisés Balassiano, da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). O levantamento avalia as cidades de acordo com três indicadores: educação, vigor econômico e serviços de saúde.
São Paulo se manteve em primeiro lugar no ranking geral pelo oitavo ano consecutivo. Mas o estudo também mostra a força de polos econômicos regionais e das cidades médias, que têm criado boas alternativas de carreira para profissionais qualificados. Setores como varejo, construção civil, tecnologia e petróleo e gás se destacam em meio à crise e criam oportunidades também fora dos grandes centros. Na região Sudeste, principalmente, as cidades médias têm ganhado cada vez mais importância e se consolidado como alternativa à s lÃderes — porém, já saturadas — São Paulo (1a) e Rio de Janeiro (2a). Na região, o grande destaque é Barueri, que saltou da 16a posição em 2008 para o 4o lugar geral graças ao vigor econômico. Com uma economia diversificada, Barueri está localizada à beira da Rodovia Castelo Branco, a poucos minutos da capital paulista. A cidade, de 270 000 habitantes, é sede de diversas multinacionais e tem Produto Interno Bruto (PIB) maior que o das principais capitais do Nordeste. Com matriz na cidade, a americana Plastrom Sensormatic, especializada em segurança eletrônica para o varejo, contratou 100 funcionários no ano passado e ainda procura profissionais para postos de gestão e especialistas em vendas, assistência técnica e finanças. No Rio de Janeiro, Macaé (9a), com 190 000 habitantes, cresceu 600% na última década, movida pela indústria de petróleo e gás. Há oportunidades, principalmente, para engenheiros, técnicos e profissionais de áreas administrativas, como jurÃdico e financeiro. Cada contratação da Petrobras gera três empregos terceirizados”, diz Carlos Alberto Campos Monteiro, gerente de recursos humanos da estatal na cidade.
Clique para ler mais sobre a região Sudeste
Tailann - Sou da ¿rea de departamento pessaol, e gostaria de saber qual o estado e cidade existem mais possibilidades para um crescimento na minha carreira.Grata - 14/08/2011 22:00:41
alberto eleuterio Alves - Gostaria de receber se possivel detalhes sobre o municipio em que moro Passo fundo.um abraço! - 18/07/2011 14:11:00
antonio marques b lima - sobre obras de esgotamento sanitario - 29/04/2011 12:54:29
Ofertas
![]() |
VOCÊ S/A | Janeiro
Edição do mês
Edições anteriores
CANAIS
Escolha sua Profissão
Desenvolva sua Carreira
Organize suas Finanças
SERVIÇOS
Tira dúvidas
Calculadoras e simuladores
Testes
Dicionário financeiro
Diconário corporativês
Malhe seu Chefe
SEÇÕES
NotÃcias
VÃdeos
Podcasts
Promoções
REVISTAS
VOCÊ S/A
VOCÊ RH
Exame
Info
Info Corporate
![]() |