Você é capaz de adiar suas recompensas?

22 nov
2010

Talvez a maioria de nós responda “SIM” a esta pergunta – sem que isso seja verdade, necessariamente. Mas deixar para aproveitar depois alguma recompensa que você pode aproveitar agora é uma tarefa dificílima.

Mas como seria a reação de uma criança de cinco anos a uma pergunta dessas? O trato é o seguinte: você ganha um delicioso marshmallow e pode comê-lo imediatamente. Ou, se preferir, pode esperar uns minutos até a monitora voltar. Se não tiver comido o doce, vai ganhar outro de presente. E aí? Será que as crianças aguentam? Vejam abaixo o curioso vídeo do experimento:

Imagem de Amostra do You Tube

Aposto que você também deu umas risadas com o indisfarçado sofrimento dos pequenos. Pobrezinhos, não é mesmo? Mas tenho certeza de que você (assim como eu) já passou por situações semelhantes…

Mas qual a importância disso, caso não seja apenas mais uma desculpa para se divertir às custas de crianças? Pasme: estudos mostram que crianças que conseguem se controlar na hora de desfrutar suas recompensas tornam-se adultos mais bem-sucedidos.

Adiar prazeres requer uma boa dose de autocontrole – e isso é fundamental para sair-se bem em uma série de tarefas importantes do mundo adulto – além da incipiente capacidade de planejamento.

E aí, você vai guardar o seu 13o para uma eventualidade ou vai torrá-lo imediatamente? Finalmente vai para a academia hoje ou mais uma vez vai se jogar no sofá quando chegar do trabalho? Até quando vai engolir seus marshmallows sem nem ao menos mastigar…?

Post to Twitter Tweet This Post Post to Delicious Delicious Post to Facebook Facebook

16 Respostas para “ Você é capaz de adiar suas recompensas? ”

    Seiiti Arata diz:

    Rodolfo, encontrei seu texto por seguir o @vocesa no Twitter e acho o experimento do marshmallow muito bacana. Não vi a menção no seu post, mas tem inclusive um pesquisador que escreveu um livro inteiro sobre isso, chamado “Don’t Eat the Marshmallow – yet”. É o Joachim de Posada, que também deu palestra no TED Talks:
    http://www.arataacademy.com/port/joachim-posada-ted-sucesso-profissional-infancia-marshmallows/

    Gostei das Tags que vi na coluna ao lado e vejo que tem bastante assunto interessante aqui. Você está no Twitter? Seria legal manter contato!

    Felipe Plets diz:

    Ótimo post Rodolfo,

    Há cerca de 3 anos li sobre este mesmo tema no livro “O motorista e o milionário” dos autores Joachim de Posada e Ellen Singer, recomendo muito o livro para quem tem interesse em ler um pouco mais sobre o assunto, é um livro curto, 112 páginas (para leitores não muito vorazes) e que transforma o tema em uma párabola muito bem elaborada ao contar a história de um milionário que por muitas vezes teve que adiar a gratificação em comparação com a de seu motorista que sempre buscou a gratificação imediata.

    Ao começar a utilizar essa filosofia no meu dia-a-dia, passei a me controlar mais com relação as recompensas e por consequencia a ter uma estabilidade financeira muito maior.

    Abraços,
    Plets

    Ricardo diz:

    Muito bom o texto!
    Me lembrou outro que li chamado a “Teoria dos bombons” , aqui: http://blogdale.wordpress.com/2008/07/31/1-milhao-hoje-ou-1-real-duplicado-por-dia-durante-30-dias/

    Ricardo

    cristianemoraes diz:

    É um excelente exercício mesmo! Parabéns!

    Eliane diz:

    Achei o exemplo das crianças x marshmallow ótimo! De uma maneira engraçada o vídeo mostra como muitas pessoas “grandes” se sentem perante uma tentação de consumo!
    Haja controle!

    Thiago de Assis Silva diz:

    Já conhecia o estudo e realmente é muito interessante.

    lisah cordero diz:

    o ato do prazer e de saciar os nossos desejos nos dominam quando não temos o auto controle mesmo!

    aiiiii é o meu caso =/

    Ligia diz:

    Me diverti muito com o vídeo. Vou levá-lo para capacitação comercial da empresa!!! Obrigada pela inspiração!

    Regina diz:

    Quando menina, minha mãe me ensinou a “controlar-me” de vez em quando. Lembro que ela dizia, muito amorosamente, que era…” bom até de vez em quando fazer um sacrifício para educar-se interiormente.” Muitas vezes dei meu bombom, ou oferecí o meu bife prá um irmão menor mais faminto que eu…Hoje eu afirmo: colhí e colho ótimos frutos desses pequenos sacrifícios, onde fortalecí a minha vontade, e aprendí a controlar um pouco melhor meus impulsos. Ensino pros meus filhotes a mesma coisa, e é uma graça vê-los nesse mesmo movimento.

    #3 Artigos que fazem a diferença | Estilo Minimalista diz:

    [...] voce é capaz de adiar suas recompensas << ” Muito engraçado como o ser humano é na essência “. Eu comentei isto. [...]

    Adiando suas obrigações « O líder acidental diz:

    [...] você se divertiu com o vídeo do experimento dos marshmallows, saiba que seus sistemas de recompensas não diferem muito dos de uma criança. Ou seja, seu [...]

    Cosmo diz:

    Por outro lado…. o ganho vale a pena? Quer dizer, será que vale a pena ser bem sucedido aos 40 e então buscar fazer o que gosta, ao invés de curtir a vida sempre?

    Estou perguntando porque há 30 anos escolhi esperar…. mas não estou vendo muita vantagem.

    Caroline Grava diz:

    Depois de ler seu texto e ver esse vídeo, eu e minha dupla colamos fotos de marshmallows em nosso calendário de mesa, no aguardo da recompensa… ;)

Deixe seu comentário