Como seria o dia perfeito?
2010
Na semana passada falei da história das Smart Cookies , que mostraram que economizar nas pequenas coisas, colocar tudo na ponta do lápis e investir, pode garantir um futuro mais tranquilo e inclusive a independência financeira tão sonhada. O assunto dá pano para manga.
Como sou geminiana e muito expansiva, no MBA todos os colegas já sabem que trabalho na área de educação financeira e investimentos. Acredito que por conta disso, uma colega me pediu uma ajuda quando cheguei mais cedo na aula.
No começo da conversa achei que fosse um conselho sobre o namoro ou algo parecido, mas ela pulou: “Cris: estou com problemas sérios de dinheiro e queria uma orientação do que fazer”. Explorei um pouco a vida dela para conhecer as despesas, gastos, etc. Para minha surpresa ela tem um bom emprego e salário, mora com os pais e tem poucas contas fixas, além dos estudos e um financeinamento do carro que fica parado na garagem.
Ela se abriu, confessou que gastava compulsivamente e estava no rotativo do cartão de crédito. A minha primeira atitude foi calcular como ela poderia passar a prestação do carro para o pai e reduzir os gastos para quitar o quanto antes a dívida. Lancei mão da minha super planilha e comecei a explicar o que poderíamos fazer. Antes disso, parei e perguntei para ela: “Quais são os teus sonhos ou que pretende fazer no curto e longo prazo?” Ela simplesmente congelou. “Não sei, não tenho a menor ideia”. Eu continuei “Uma viagem, compra do apartamento, a festa do casamento?” “Não sei. Nunca pensei nisso”.
Essa realmente é uma situação complicada porque sem um sonho ou meta como você vai guardar dinheiro? Que motivação terá para abrir mão de um sapato por um bem maior? Fiquei pensando muito sobre o assunto e quando li o “Clube do Dinheiro” descobri um exercício muito bacana que as escritoras criaram para imaginar como seria o dia perfeito. O que estaria fazendo nele, onde estaria, como, com quem. Essa simples iniciativa pode abrir os seus olhos para os rumos que deve tomar na vida profissional, financeira e pessoal. Já parou para pensar?
Maritza: agora acho que vou poder te ajudar mais do que simplesmente te entregar o compromisso de organizar as contas. Vamos pensar no seu futuro e quem sabe descobrir quais são realmente os seus sonhos. Se você se identificou com a história me escreva: cristiane.imprensa@gmail.com , que envio o teste das meninas do Clube do Dinheiro para planejar o seu dia perfeito.
Quer começar a organizar as finanças? Confira esse passo a passo da matéria da Você SA. E fique atento, semana que vem tem mais dicas do livro, que você inclusive pode concorrer a exemplares.

18 jun, 2010 15:23
[...] This post was mentioned on Twitter by Jacqueline Ferreira, Cristiane Moraes. Cristiane Moraes said: Você já parou para pensar como seria o seu dia perfeito? Onde estaria? Fazendo o quê? Com quem? Comente http://migre.me/Q91U [...]
18 jun, 2010 15:34
Ahhh as mulheres… realmente somos complicadas!
Tem hora que a gente quer o mundo em nossas mãos… mas tem hora que a gente nem sabe para onde vai não é?
Não tem jeito: temos que aprender a planejar, fazer as contas e principalmente aprender a piorizar nossas necessidades.
Acho que só assim a gente toma jeito!
18 jun, 2010 15:39
Tenha sonhos, crie visões e faça acontecer… Depende apenas de você.
http://decidi-virar-milionario.blogspot.com/2010/05/voce-compra-o-que-precisa-ou-o-que.html
19 jun, 2010 16:23
Meninas,
Fiquei muito feliz que mais de 10 se interessaram pelo teste. Isso mostra que realmente precisamos exercitar o planejamento do futuro para ter mais sucesso nas finanças e não gastar a esmo.
Espero que vocês gostem e aproveitem!
Na semana que vem tem mais.
Beijos,
Cris
19 jun, 2010 22:14
Adorei esse post!!!
Fiz o teste do dia perfeito e realmente, nos faz pensar em muitas coisas que com a correria do dia-a-dia não nos damos conta de sua real importância.
Acredito que precisamos sonhar mais, independente do tamanho deste sonho, para assim planejarmos nossas finaças.
“Qualquer coisa que você queira – não importa o quão absurda pareça agora – deve ser incluida no seu plano.”
24 jun, 2010 09:01
Cris!
Assim que conseguir atingi-la você será a primeira a saber! beijos
Sou suspeita em falar…mas este post!!perfeito!!!
é bom poder contar com amigas como você, muito obrigada pelos seus conselhos!
Hoje me planejo, cortei alguns custos…rsrs e o mais importante, estipulei uma meta para poder realizar um sonho
24 jun, 2010 18:41
Fiquei realmente surpresa, ao receber sua resposta!O texto me fez olhar pra dentro de mim e questionar meus sonhos, e metas.Provavelmente, minha realidade não é a mesma da maioria das leitoras, pois sou da classe C, ainda não me formei ..enfim tenho uma vida modesta, até, mas , quero , sem dúvida realizar os grandes sonhos que tenho!
26 jun, 2010 12:55
Adorei este post também!!
Fiz o teste e também pude IMAGINAR algumas coisas e momentos que gostaria mesmo de realizar. È otimo poder parar um tempinho e pensar em coisas que se tornam ” distantes” enquanto estavamos vivendo o dia-a-dia.
O começo é desejar…depois devemos lutar e conquistar…
Obrigada pelas dicas.
Beijos, Flávia
01 jul, 2010 11:45
Oi Cris,
Fiz o exercío proposto pelo livro!
É ótimo! Não paro de mentalizar o meu di perfeito! Como eu quero q esse dia realmente se torne realidade!
05 jul, 2010 10:05
Olá meninas,amei a matéria,realmente tem tudo haver.
Nós mulheres se não criarmos metas e sonhos jamais vamos deixa de gastar compulsivamente.
Hoje minha meta de vida é me estabilizar financeiramente e investir no futuro do meu filho,ele ainda é bem pequeno,na verdade recem nascido mais se não coloco ele como prioridade máxima,não sei como seria,sei que é muito gasto mais vale a pena.
Gostaria de saber como faço pro dinheiro render!
Agradeço desde
Manderliny Costa – Maranguape/Ceará
13 jul, 2010 22:44
Juliana,
Você tem que se orgulhar muito da sua história. Tenho certeza que você ainda terá muito para contar para gente.
Sucesso,
Cris
18 ago, 2010 14:52
Oi Cris!
Fique muito feliz vc me respondeu rapidinho.
Fiz o teste e só então percebi o quanto a gente se perde em meio a tantas idéias, perdemos o foco, e como diz a fomosa frase “para quem não sabe aonde ir, qualquer lugar serve”. Com essa mentalização, conseguimos definir a meta, o lugar onde queremos ir, e ver se o plano está correto, se não, é hora de fazer alguns ajustes no plano estratégico,ou então não chegaremos lá.
Um dia sem ter condições financeiras, visualizei e desejei cursar uma faculdade… agora estou contando os dias para a colação de grau 11/09/10, já terminei o curso, sou Gestora de Recursos Humanos.
Um Abraço!
18 ago, 2010 17:48
Oi Lilian,
Realmente deixa a vida me levar só na música de um cantor brasileiro.
Tudo no papel ajuda muito a correr atrás.
Parabéns pela conquista e agora só aproveite para comemorar.
Abraços,
Cris
12 out, 2010 12:18
[...] Percebi isso quando as pessoas vieram se despedir de mim. Um simples exemplo que citei que foi “Como seria o seu dia perfeito” despertou em uma delas a vontade de planejar esse dia. Só esse exemplo já faz com que todo esse [...]
12 out, 2010 21:45
[...] Percebi isso quando as pessoas vieram se despedir de mim. Um simples exemplo que citei que foi “Como seria o seu dia perfeito” despertou em uma delas a vontade de planejar esse dia. Só esse exemplo já faz com que todo esse [...]
19 out, 2010 10:49
[...] Percebi isso quando as pessoas vieram se despedir de mim. Um simples exemplo que citei que foi “Como seria o seu dia perfeito” despertou em uma delas a vontade de planejar esse dia. Só esse exemplo já faz com que todo esse [...]
31 jan, 2011 11:26
[...] do Clube do Dinheiro também ajudam você nesse quesito. Agora que já sabe como será o seu “Dia Perfeito” está preparada para enfrentar o desafio de pedir um aumento, procurar outro trabalho que pague [...]