|
 |
 |
| Especialista em desenvolvimento humano, Ricardo Mello, trata de temas instigantes como a inteligência emocional e a criatividade. Confira! |
|
Sucesso profissinal e qualidade de vida: uma parceria possível
Cuidado, você é seu maior ativo. Ter qualidade de vida não é luxo, mas condição básica para um crescimento profissional sustentado
Por Ricardo Melo
Você é daquelas pessoas que acha que não consegue parar e descansar um pouco sem experimentar uma grande culpa. Pensa que deve trabalhar cada vez mais pois o tempo não pára e os concorrentes também não? Já experimentou levar trabalho para casa no final de semana e fazer hora extra enquanto dorme, sem receber um centavo, quando sonha com as atividades profissionais e seus problemas característicos? Ou será que já teve o "enorme prazer" de ser interrompido no meio do almoço por telefonemas inesperados que sempre lhe trazem notícias esperadas: "volte ao trabalho, imediatamente!"
São situações cada vez mais corriqueiras. É o império do estresse. Do trabalhar cada vez mais, com cada vez menos tempo para si ou para cuidar de sua qualidade de vida. E os números sobre o assunto são graves: Atualmente nós brasileiros trabalhamos uma média de 48 a 52 horas por semana e a projeção é que até 2010 este número aumente para 54 horas. Vale lembrar que exposições contínuas a determinadas situações podem nos levar a problemas como ansiedade, insônia e fadiga, segundo estudo japonês realizado com 25.000 profissionais (vide revista Você S/A abril 2004 na seção Você em Equilíbrio).
Quando somos mais jovens e alguém nos pergunta o que queremos ser quando crescer, temos em mente uma profissão que nos pague o suficiente para viajar, ficar com a família, ajudar aqueles que amamos, investir em nossos estudos e assim por diante. O problema é que, sem perceber, começamos a nos dedicar tão intensamente à luta pela sobrevivência que nos acostumamos a simplesmente, sobreviver. Parece até uma incoerência, mas muitas pessoas somente descansam, ficam com a família e colocam suas leituras em dia quando ficam doentes.
Esta semana recebi uma ligação de uma amiga desesperada porque sofreu uma estafa e o médico a proibiu de trabalhar por um mês sob risco imediato de sofrer sérias conseqüências para sua saúde. Há duas semanas tive a oportunidade de estar com ela. Tive a ousadia carinhosa de lhe aconselhar que abrisse mão de um dos três empregos que tinha até então, que afastavam-na quase que, totalmente, do convívio doméstico e dos amigos. E, para não fugir à regra, ela me disse que precisava trabalhar e que não aconteceria nada, que estava me preocupando à toa. Assim que ele me contou o que ocorreu ao telefone, recordei-me de nossa conversa e apesar do momento delicado pensei que ela estava nada mais nada menos que colhendo o fruto que semeou, vivenciando o efeito gerado pelas causas que sustentou.
É claro que compreendo que não é fácil trabalhar em um mundo tão repleto de desemprego e quem precisamos dar uma resposta a altura à pressão que sofremos pelo mercado. Temos filhos para cuidar, contas à pagar e precisamos dar conta do recado. No entanto, por um descuido podemos esquecer que não cuidar de si é um grande riso para as finanças pois tratamentos para a saúde custam caro e em muitos casos se alguns profissionais ficarem doentes e não puderem trabalhar simplesmente não ganham nada pois dependem apenas de seus esforços e não tem carteira assinada ou algo que o valha.
Cuidado, você é seu maior ativo. Ter qualidade de vida não é luxo, mas condição básica para um crescimento profissional sustentado. É ter visão de futuro. É mais ou menos o que acontece com o carro. Precisamos dar-lhes manutenções periódicas e se o motor estiver muito quente necessitamos parar e esperar que esfrie sob pena de termos um prejuízo enorme e arriscarmos nossa vida. Reflita que sua força mental, de onde nasce a criatividade, ousadia, intuição, percepção, dentre outros sofre interferência direta de seu organismo e este, por sua vez, sofre interferência direta do estado da saúde emocional. É a lembrança do provérbio latino "men sana in corpore" sano!
Vamos lá, reflita sobre quais intervenções imediatas você precisa fazer para cuidar de si, seu bem mais precioso, e veja este cuidado especial não como perda de tempo, mas como investimento, uma espécie de "manutenção preventiva". Faca cega não corta a carne. Pneu careca não oferece segurança e crescimento profissional sem qualidade de vida é inverter os papéis da vida, trocando os fins pelos meios. Não espere perder pessoas importantes, sua saúde ou talvez até a própria vida para entender isso. Nunca ouvi falar de alguém que no leito de morte dissesse que se pudesse voltar no tempo teria feito mais horas extras.
Ponderem sobre o artigo e me enviem um e-mail compartilhando suas experiências. Será um prazer responde-lo. E, para quem desejar se aprofundar mais neste tema, temos em nosso site vários artigos relacionados ao assunto. Abraços e se cuidem!
|
|
|